Navigation Menu+

Carina Ninow

Carina Ninow - BIO

Artista de honra do núcleo de criação e artes Best Bike – projetos e ideias especiais, Carina é integrante da Dupla GomesNinow, na qual é produtora e artista circense. Produziu o projeto Palco Maravilha, a Semana Mundial de Arte de Rua, no Rio de Janeiro, e a 17 Convenção Brasileira de Malabares e Circo, em Barbacena, MG, além de participar do movimento Rio é Rua. Possui habilidades em equipamentos aéreos, equilíbrio e palhaçaria. E integrou o elenco do Circo Teatro Girassol (RS), e Grupo Virtù (DF).

Carina possui bacharelado em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituição em que também participou, por quatro anos, de pesquisa prática sobre o trabalho do ator, orientada pela Prof. Dra. Inês Alcaraz Marocco, com o qual representou a instituição em congressos e encontros nacionais e internacionais. Foi co-autora de artigos publicados em revistas especializadas, e do projeto de pesquisa que recebeu o prêmio Jovem Cientista, em outubro de 2006.

DUPLA GOMESNINOW

A Dupla GomesNinow é formada por Gabriel Gomes e Carina Ninow, artistas com múltiplas habilidades e oriundos de diferentes vertentes artísticas que personificam o casal pop-street do romantismo moderno: Mr. Gomes e Srta Ninow.  A dupla atua com esse nome desde 2012, quando retornaram de uma temporada trabalhando em um parque de diversões na Suécia e, em conjunto com artistas do núcleo de criação e artes Best Bike, de São Paulo, decidiram intensificar o estudo na arte de rua.

Os dois artistas iniciaram seus caminhos em direções diversas: ela com o teatro e ele com os esportes radicais ligados ao BMX, muito praticados em bairros paulistanos. E no início do ano de 2012 iniciaram a pesquisa e construção do espetáculo “O cubo na Roda”, com o qual apresentam-se em praças públicas e eventos, por todo o país, desde então.

No ano de 2014, motivados pelos encontros proporcionados pelo movimento de arte de rua “Rio é Rua”, criaram o espetáculo “FFEESTA!“. Além destes shows, possuem em seu repertório um espetáculo de sala chamado “Esperando Roda” e a performance “Espavento”.

A dupla atua sempre com a linguagem de circo e enfatizando o pensamento sobre a boa utilização do espaço público através da arte, e como ela pode alterar nossa percepção de cidade.